Sobre Nós

Uma das maiores riquezas do nosso país reside no seu vasto património gastronómico, fruto da qualidade dos produtos alimentares que são fabricados a partir das mais genuínas matérias primas.

Galeria

A região saloia não foge à regra, sendo conhecidos os seus afamados produtos alimentares, salientando-se os conhecidos queijos frescos e curados. Fruto da inteligência estratégica e de grande sentido de oportunidade, a Queijaria Lactimonte – Fernando Marques, Lda foi criada em 1980 em Montemuro, no concelho de Mafra, pelos seus proprietários Fernando Marques e a sua esposa Maria Adelina Amaro Marques.

Sendo, actualmente, uma das mais importantes empresas a operar dentro da sua actividade, a Lactimonte é uma empresa de base familiar com uma larga experiência na arte e tradição de bem fazer queijos frescos, queijos curados e requeijão. Todos os seus produtos são comercializados sob a marca Lactimonte, registada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Os seus produtos são fabricados a partir de leite de animais da espécie bovina controlados sanitariamente pelas OPP local  com garantias de isenção de doenças transmissíveis ao homem.

A matéria prima, o leite, é testada de acordo com rigorosos critérios técnicos de forma a garantir a sua qualidade nutricional e higiénica. Os métodos de fabrico seguem as tradições em uso nesta actividade de forma a garantir um produto genuíno de acordo com os hábitos alimentares dos consumidores.

A Lactimonte assegura a comercialização dos seus produtos através de uma rede de revendedores que permite uma oferta alargada em diversos canais, com especial expressão na região da Grande Lisboa, região Oeste e Sul do país. Para corresponder às exigências dos mercados, a Lactimonte procura uma constante inovação dos seus produtos e das tecnologias de fabrico, adaptando a sua produção aos desejos dos consumidores. A Lactimonte tem uma especial preocupação com o espaço que a rodeia quer ao nível da inserção da unidade fabril, quer ao nível do meio social onde desenvolve a sua actividade.

Galeria

Para corresponder às exigências no domínio ambiental, a Lactimonte dispõe de uma moderna ETAR para tratamento dos efluentes da sua fábrica, fazendo a recuperação do efluente tratado para utilizações secundárias, minimizando o impacto da sua laboração.

Socialmente enraizada na zona saloia, a Lactimonte participa activamente no desenvolvimento das iniciativas das gentes locais e apoia o investimento em equipamentos de natureza social e cultural.

re-branding-lactimonte

Em 2013 e após muitos anos desde o início da nossa actividade, mudámos de imagem. Mantendo a tradição que nos caracteriza, adoptámos as novas tecnologias e transformamos toda a nossa imagem para um aspecto mais moderno de modo a satisfazer melhor as necessidades dos nossos clientes. Todo o re-branding tem sido efectuado de forma faseada e de modo a criar uma transição moderada para o mercado.

FAQ's

O que é um Queijo Fresco?

Queijo fresco tradicional, produzido exclusivamente a partir de leite de vaca pasteurizado e obtido por dessoramento lento após coagulação enzimática, num processo multimoldes higienicamente controlado. Queijo meio-gordo, cor branca, formato cilindrico, , cremoso ,textura suave e consistência firme.

O que é um Queijo Curado?

Trata-se de um queijo produzido a partir de leite vaca seleccionado e pasteurizado, obtido através de um processo de maturação com temperatura e humidade controladas que respeita a tradição saloia, a experiência do saber fazer e a sabedoria regional.

O que é um Requeijão?

Obtido a partir de soro resultante do processamento do queijo fresco, após floculação por acção do calor(fervura).

Queijo o que é?

É um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite.

sidebar-tradicao