O queijo e o iogurte podem ajudar a diminuir até 30% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Quem o diz são os investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, citados pela revista brasileira Veja.

De acordo com um estudo sobre o consumo de lacticínios ricos em gordura, como o queijo e o leite, os indivíduos que incluem produtos lácteos na sua alimentação diária reduzem até 30% o risco de desenvolver esta doença em comparação com outras pessoas que não os consomem com tanta regularidade. Os produtos lácteos são alimentos essenciais para manter uma dieta saudável, uma vez que incluem elementos como cálcio, potássio, magnésio, vitaminas K1 e K2 e, no caso do iogurte, probióticos.

Este estudo baseou-se na análise de 16 outras investigações distintas que totalizam a análise de mais de 60.000 adultos, acompanhados durante 20 anos. Os investigadores depreenderam que os indivíduos com maior concentração de biomarcadores de lacticínios tinham menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Fonte: Revista Veja