Sofre de insónias? Passa noites às voltas na cama sem conseguir adormecer? Segundo os especialistas, comer queijo pode ser a solução.

Dormir mal prejudica a saúde – este é um facto que já todos sabemos e contra o qual devemos lutar. Mas, nem sempre é fácil e por isso podemos contar com a ajuda de especialistas, como Lisa Artis, presidente do Sleep Council.

Assim,esta especialista dá-nos três dicas para adormecer rápido e facilmente, num artigo publicado na publicação britânica Mirror Online. E comer queijo é assumidamente um hábito que faz bem à sua saúde.

Dormir horas suficientes de sono, normalmente entre sete a nove, é fundamental para o bom humor e para a saúde.

Acima de tudo devemos perceber que apenas uma noite de insónias pode comprometer o bom funcionamento do sistema imunitário, a memória e a capacidade de concentração.

Como resultado de uma privação crónica de sono podemos ver aumentado o risco de desenvolvimento de Alzheimer, doenças cardíacas, enfartes, obesidade e depressão.

 

Como adormecer melhor

“Dormir não é um processo passivo – regula o humor e é fundamental para a manutenção da saúde, de um peso saudável e dos níveis de energia”, afirma a especialista.

Neste sentido, se sofre de insónias Lisa Artis aponta três caminhos fundamentais que visam o seu descanso:

  1. Comer queijo antes de se deitar, visto tratar-se de um alimento rico em cálcio, nutriente que ajuda a adormecer, na medida em que reduz o stress nas fibras que compõe o organismo, incluindo no cérebro.
  2. Desligue a televisão, pois a luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos, tais como televisores e computadores, afeta os níveis de melatonina, dificultando o sono.
  3. Não aproveite para dormir mais durante o fim de semana. Deve manter uma rotina do sono, com horários semelhantes, é essencial para dormir bem. O corpo tem um relógio biológico que beneficia da manutenção de hábitos regulares.